PSICANÁLISE LACANIANA





Jacques-Marie-Émile Lacan, nasceu em Paris, em 13 de abril de 1901.
Estuda psiquiatria e se torna um estudioso sobre a psicose paranóica, iniciando assim sua tese de doutorado com o caso intitulado “Caso Aimeé”.
Em 1936, faz sua conferencia sobre o estádio do espelho, no Congresso da Associação Internacional de Psicanálise (IPA), contudo é em 1938 que Lacan se associa a psicanálise de Paris.
O “Caso Aimeé” é o marco de sua entrada na psicanálise, sendo fiel aos ensinamentos de Freud, estabelece a referência que acompanhará em qualquer época a formação de uma topologia dos três registros:
Real: É algo sem representação, sem forma, um verdadeiro furo, uma falta que não cessa. É ausência de sentido, o impensável, que não pode ser simbolizado

Simbólico: O registro da cultura, da ordem social se efetua no nível simbólico através do qual se viabiliza o processo de trocas. É a partir do desenvolvimento do simbólico que o sujeito elabora o que percebe do seu mundo. Trabalhar coma linguagem já é do nível do simbólico.
Imaginário: Paralelamente ao registro do simbólico, o imaginário permanecerá sendo essencial no jogo do desejo humano. É a partir do desenvolvimento do simbólico que o sujeito percebe do seu mundo, elaboração em decorrência do imaginário.
Em 1953, a partir dos textos de Freud, Lacan faz uso da lingüística de Ferdinand de Saussure e da antropologia estrutural de Claude Lévi- Strauss, fazendo uma notável intervenção, “Função e campo da fala e da linguagem na psicanálise”, expondo os principais elementos de seu sistema de pensamento, provenientes da lingüística estrutural e de influência diversas. Os vários conceitos elaborados por Lacan foram enriquecidos com formulações clínicas e depois com lógicas matemáticas: a foraclusão, Nome –do –Pai, Nó borromeano, matemas e a sexuação.
Jacques Lacan foi o único a dar uma estrutura filosófica à obra de Sigmund Freud retirando-a de sua interpretação biológica. Desta forma Lacan se torna o verdadeiro mestre e  representante da psicanálise  na França.
Lacan fez uma releitura de quase todos os conceitos  freudianos, dando sua contribuição para a psicanálise que hoje envereda por novas idéias.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TIMIDEZ

RESILIÊNCIA

A PSICOSE NO ENSINO DE LACAN