SIGNIFICANTE



A criança está na linguagem antes mesmo dela falar, ou seja, quando é falada pelo Outro. A linguagem é a estrutura do inconsciente.
O significante representa um sujeito para outro significante. Desta forma, o significante é uma imagem acústica que remete cada sujeito a um lugar distinto. Ex: a palavra livro é um signo por ter um significado, o conceito e um significante, a imagem acústica “livro”.
Desta forma podemos dizer que o inconsciente é estruturado como uma linguagem. Assim, o significado é o sentido e este é o deslizamento infinito de significantes no inconsciente. Um sujeito barrado ($), é um sujeito castrado, é o sujeito do inconsciente.
Um significante passa para outro indefinidamente, porém quando o terapeuta faz um corte, o significante vai para outro sentido e outra cadeia.
O inconsciente está sobre as regras da linguagem, desta forma o analista não ouve e sim lê, por isso da metáfora (uso de comparação sem que dois termos tenham conexão) e metonímia (emprego de um termo por outro, dada a relação de semelhança entre eles).
Segundo a retórica classica que consIdera a metáfora e a metonímia como figura de palavras, esses dois procedimentos retóricos definem-se da seguinte forma:
● metáfora é a substituição de uma palavra por outra quando há uma relação de similaridade entre o termo de partida(substituido) e o de chegada (substituinte);
● metonímia é a substuição de uma palavra por outra quado há uma relação de contiguidade entre o termo substituido e o substituinte.
Essas definições são insuficientes, pois metáfora e metonímia são procedimentos discursivos de constituição do sentido. Nelas o narrador rompe, de maneira calculada, as regras de combinatória das figuras, criando uma impertinencia semantica, que produz novos sentidos. Assim metáfora e metonímia  são a uma outra  possibilidade, criada pelo contexto, de leitura de um termo. Quando entre a possibilidade de leitura  1 e a 2 houver uma intercecção de traço semantico, há uma metáfora; quando entre as duas possibilidades de leitura existir uma relação de inclusão, há uma metonímia. 

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