SIGNIFICANTE



A criança está na linguagem antes mesmo dela falar, ou seja, quando é falada pelo Outro. A linguagem é a estrutura do inconsciente.
O significante representa um sujeito para outro significante. Desta forma, o significante é uma imagem acústica que remete cada sujeito a um lugar distinto. Ex: a palavra livro é um signo por ter um significado, o conceito e um significante, a imagem acústica “livro”.
Desta forma podemos dizer que o inconsciente é estruturado como uma linguagem. Assim, o significado é o sentido e este é o deslizamento infinito de significantes no inconsciente. Um sujeito barrado ($), é um sujeito castrado, é o sujeito do inconsciente.
Um significante passa para outro indefinidamente, porém quando o terapeuta faz um corte, o significante vai para outro sentido e outra cadeia.
O inconsciente está sobre as regras da linguagem, desta forma o analista não ouve e sim lê, por isso da metáfora (uso de comparação sem que dois termos tenham conexão) e metonímia (emprego de um termo por outro, dada a relação de semelhança entre eles).
Segundo a retórica classica que consIdera a metáfora e a metonímia como figura de palavras, esses dois procedimentos retóricos definem-se da seguinte forma:
● metáfora é a substituição de uma palavra por outra quando há uma relação de similaridade entre o termo de partida(substituido) e o de chegada (substituinte);
● metonímia é a substuição de uma palavra por outra quado há uma relação de contiguidade entre o termo substituido e o substituinte.
Essas definições são insuficientes, pois metáfora e metonímia são procedimentos discursivos de constituição do sentido. Nelas o narrador rompe, de maneira calculada, as regras de combinatória das figuras, criando uma impertinencia semantica, que produz novos sentidos. Assim metáfora e metonímia  são a uma outra  possibilidade, criada pelo contexto, de leitura de um termo. Quando entre a possibilidade de leitura  1 e a 2 houver uma intercecção de traço semantico, há uma metáfora; quando entre as duas possibilidades de leitura existir uma relação de inclusão, há uma metonímia. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO ANDA SEU HORÓSCOPO HOJE!!!

SÍNDROME DE PETER PAN

PERVERSO X HISTÉRICA