BULLYNG

                                                                                                              
Na atualidade temos presenciado um comportamento que vem chamando a atenção de psicólogos, médicos e educadores, em todo mundo, que é o bullying.
Termo este que na psciologia é designado para o comportamento anti-social e agressivo de um indivíduo ou grupo, podendo ser direto ou indireto.
O bullying frequentemente ocorre através de abuso psicológico ou verbal. A agressividade é ato de poder e executada repetidamente  causando assim desequilbrio na relação agressor – vitima.
O bullying direto  é a forma mais comum entre os agressores  masculinos. Sendo que o bullying indireto é a forma mais comum no sexo feminino e crianças pequenas, e é caracterizada por forçar a vítima ao isolamento social. Este isolamento é provocado por recusa da interação com a vítima, intimidar outras pessoas que queiram se socializar com a vítma, criticas em relação a sua etnia, credo, estilo de se vestir e a incapacidade que esta possa ter.
A ausência de limite  como de afeto dos pais, faz com que a criança ou adulto reproduza contra outros os maus tratos sofridos
Em decorrência desse dado extremamente relevante,  pesquisas  realizadas identificaram a existência de uma doença psicossocial expansiva, desencadeadora de um conjunto de sinais e sintomas, a qual denomina-se SMAR - Síndrome de Maus-tratos Repetitivos.
Esta Síndrome apresenta a seguinte sintomatologia: irritabilidade, agressividade, impulsividade, intolerância, tensão, explosões emocionais, raiva reprimida, depressão, stress, sintomas psicossomáticos, alteração do humor, pensamentos suicidas.

    O envolvimento de pais, professores, funcionários e alunos é fundamental para a implementação de projetos que combatam o bullying. O envolvimento de todos visa estabelecer regras, diretrizes e ações que priorize a conscientização geral para um ambiente escolar saudável e seguro.
Tanto para a vítima quanto para o autor de bullying, o apoio profissional do psicólogo poderá ser útil, auxiliando pais e as crianças nesse momento.



Comentários

  1. Este fato é tão sério que convido a todos verem estas duas ilustrações:

    http://www.youtube.com/watch?v=HE1pbELHO9Q
    http://www.youtube.com/watch?v=MdkrYtKeVw8as

    ilustrações com um final curioso!

    o menino se chama, Casey Speaks.

    Zilá Pegorim

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TIMIDEZ

RESILIÊNCIA

A PSICOSE NO ENSINO DE LACAN