SOLIDÃO




Alceu Valença já cantava:

                          "A solidão é fera, a solidão devora.
                       É amiga das horas prima irmã do tempo,
                       E faz nossos relógios caminharem lentos,
                     Causando um descompasso no meu coração. " (...)

A solidão  pode ser um estado de quem se sente desacompanhado ou só, mesmo estando rodeado de pessoas.
Segundo Pedro J. Bondaczuk, a solidão é caracterizada pela falta de comunicação real e verdadeira dos nossos mais ocultos e inquietos sentimentos. Nossas emoções são tão abrangentes e individuais, que não conseguimos nem explicar com palavras o seu teor.
Estar só pode se tornar doloroso à pessoa, pois a questão não é estar e sim se sentir só.
A falta ou deficiência de relacionamento são um dos fatores para que a pessoa esteja sempre à procura de preencher este vazio que insiste em acompanhá-la.

Algumas pessoas não conseguem interagir com os demais se sentindo sempre só, outras por sua vez trás dentro de si um sentimento de angústia por não conseguir um relacionamento duradouro.

Sabemos que somos incapazes de fazermos tudo sozinho, sempre necessitaremos de alguém para qualquer coisa que seja, afinal não somos uma ilha.

Podemos verificar que a solidão é um estado psicológico com implicações espirituais podendo ocorrer em situações de isolamento social ou não. Pode ser acompanhado de desanimo, inquietação, ansiedade, sensação de isolamento e desejo intenso de ser necessário e útil a alguém.

A vida pode não ter mais sentido, pois a pessoa sente que teve uma perda, a qual não sabe se redimir. A pior das solidões são as que a pessoa está com outras pessoas e mesmo assim se sente absolutamente e irremediavelmente só.

  Conquistas e fracassos tanto na vida profissional como na vida intima, assim como a idade são algumas das causas da solidão.
A solidão desestabiliza emocional e psicologicamente a pessoa  contribuindo a deixá-la com a auto-estima abalada.

Até o momento foi colocado todo o lado sombrio da solidão, mas há o que podemos colher de bom neste estado ou sentimento de medo ou angústia que assola várias mentes.

A pessoa terá uma chance de conhecer-se e descobrir a respeito de si mesmo. Por à prova sua capacidade de superação. Descobrindo habilidades até então desconhecidas, melhorando a compreensão de sua capacidade física e mental.

A solidão será um tempo que você escolheu para refletir e ordenar as idéias.






Comentários

  1. Muitas pessoas vivem isoladas porque constríram seus próprios muros para se protegerem. Contudo esses muros tornam-se prisões, e elas são enredadas em amargura e solidão. Elas construiram muros para protegê-las do sofrimento emocional, mas são incapazes de amar e ser amadas, a menos que permitam ser feridas.
    Passar toda sua vida tentando evitar a dor é mais doloroso do que viver normalmente e lidar com cada questão quando ela surgir. (Joyce Meyer)
    Diante de leituras que me levam a refletir que nunca estou só, se olhar para dentro de mim e descobrir quem sou e como me relaciono com o outro posso ser incrivelmente livre mesmo quando não alcanço o que desejo e sim descubro que posso ter controle sobre minhas frustrações e esperança no novo dia que surge e assim vou crescendo e me fortalecendo apenas desfrutando do que tenho no momento!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TIMIDEZ

RESILIÊNCIA

A PSICOSE NO ENSINO DE LACAN