PORQUE A OFENSA LHE ATINGE


As palavras ditas negativas ou mesmo ofensivas, que ouvimos no decorrer de nossas vidas, podem ter um efeito arrebatador ou não para a pessoa que as ouve. Como  interpretá-las?
No início, as palavras ditas ofensivas, tiveram uma outra conotação que não fosse a de ofender, mas com a necessidade do ser humano de “lavar a alma” ou mesmo a honra, fez uso de algumas palavras do cotidiano e assim foi transformando-as em  palavras de baixo calão ou ofensivas.
Hoje em dia muitas das vezes,  para que a pessoa não parta as vias de fato com seu “oponente”, tenta descarregar sua raiva com palavras ofensivas a fim de descrever o carater desta por meio das palavras proferidas. Digamos que poderia ser uma forma “civilizada” de duelo. Há ofensas que são geradas nas atitudes, com base em necessidades que a pessoa atingida psicológicamente tem como ser humano, onde encontramos os fatores intrinsecos ao trabalho de amenisar sua dor proferindo palavras “duras” e tendo exito em afetar seu oponente.
A máxima da ofensa é quando o ofendido reconhece e sente as ofensas lhe atingirem como uma flecha certeira, que vai parar bem no centro da baixa estima.Os efeitos do arrebatamento são devastadores para o ofendido, contudo são de glória para o ofensor.
Para quem ofende, os motivos de satisfação é uma forma de poder adquirir sua integridade de volta, sem que para isso tenha que levantar um dedo se quer.
Mas como não se sentir ofendido com tais palavras?
Primeiramente é se conhecer, é saber do que se é ou não capaz de fazer. É reconhecer em si mesmo seus valores morais e éticos. Daí sim, depois disso poder ouvir sem se abalar.
Algumas das ofensas poderão lhe parecer até uma provocação de criança que tenta brigar com um adulto mas não sabe como fazê-lo e diz qualquer palavra, como por exemplo: seu bobo.
Nenhum adulto ficaria bravo com tal ofensa, nem mesmo com seu ofensor, pois se trata tanto de uma palavra sem peso moral como  a pessoa que lhe diz não se ressentirá por muito tempo com você.
Como o reflexo do que se faz é algo que já lhe pese na consciencia, poderá ser um indício de que seu ofensor tenha razão ou não. Talvez sua cultura ou seus valores morais e éticos não lhe permitam tais acusaçõse.
O que vale dizer é que tais palavras que o atingem de uma só vez, são ditas por pessoas que de alguma forma te traga alguma relevancia.
Se um estranho lhe ofende no transito, você pode até nem se importar, ou se isso ocorrer, irá revidar a ofensa, mas o peso dela ficará perdida pelo caminho e não lhe trará consequencias emocionais. Contudo se estas vierem de uma pessoa que lhe conheça trará consequencias desastrosas, pois você sabe que a pessoa tem conhecimento de algo que poderá te afetar irreversivelmente e assim o ressentimento se instala.
Para as pessoas que desejam se proteger de certa forma das ofensas, poderá sim destacar seus valores para si mesmo, pois cada ser é especial de alguma forma. O ser humano é livre para suas  escolhas, quanto mais conscienia de si, mais se é capaz de afastar o negativismo e elevar sua alta estima.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TIMIDEZ

RESILIÊNCIA

A PSICOSE NO ENSINO DE LACAN