RESILIÊNCIA

RESILIÊNCIA

                                    RESILIÊNCIA

 

 


          Por Rosângela Roseli Riquena         

 
  

A depressão surge na vida de uma pessoa por diversas situações.
Vimos na edição das Olimpíadas 2016, alguns esportistas narrarem suas vidas tomando outro rumo após um estresse grande , quando após muito tempo de treino, não conseguiram chegar a seu objetivo, entrando em grande depressão.
Uma pessoa submetida à situação de estresse e que trabalham para que as dores da alma sejam amenizadas é chamado de um indivíduo resiliente.
Trabalhar duro, ter um segundo trabalho para se sustentar, não ter patrocínio e acima de tudo ter um descrédito da sociedade, são fatores para desistir e se afundar, contudo percebemos em alguns personagens na Olimpíada 2016 que isto não ocorreu.
O indivíduo que tem a capacidade de resiliência é uma pessoa de plasticidade impar.
Perceber que a terapia é fundamental para que estes indivíduos  notassem sua capacidade de superação.Focar em um propósito diminuiu o sentimento de vitimização, pois estava ocupado com seu projeto de vida.
A autoconfiança foi trabalhada paulatinamente para que o individuo se conhecesse  e reconhecesse, isto implicando em assumir erros também.
Permitir-se enfraquecer em alguns momentos os tornaram mais humanos e isto fez com que tornassem ao estado original, não sendo obrigados a serem fortes o tempo todo, pois poderiam quebrar,como antes ocorreu.
Saber sempre quem é e o que faz, será o divisor de águas para a superação de si mesmo.
A única pessoa que poderá dizer se poderá ou não algo é você mesmo.
Os esportistas que superaram seus medos, conseguiram após perceberem a posição de inferioridade em que se colocaram.Não foram os países adversários que os colocaram neste lugar de menos e sim acreditarem serem menos,  uma vergonha ou que não poderiam,por haver esportistas 'melhores' .
Eu consigo diminuir o medo parando de alimentá-lo,quase matando-o de inanição.   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TIMIDEZ

A PSICOSE NO ENSINO DE LACAN