TIMIDEZ



          O que não se é percebido é que a timidez em dado grau, funciona como um   “regulador social”, atribuindo culpa e vergonha para evitar excessos que transformariam nossa sociedade num verdadeiro caos.

A timidez pode ser desconfortável  ou inconveniente. De forma geral, a timidez é descrita como  um conjunto de sinais e sintomas, como por exemplo, podemos citar , o sentir-se mal com o contato social, assim como não saber abordar um início de conversa por lhe trazer medo.
A Fobia Social, Ansiedade Social, assim como o Transtorno de Personalidade de Esquiva são percebidas como uma forma de Timidez mais severa, pois causa mais sofrimento e grandes prejuízos a vida da pessoa.
Podemos afirmar com bases em vários autores que a timidez é uma questão psicológica, já que a pessoa não consegue realizar coisas por que ela anseia muito, a despeito de ter potencial em determinada área de sua vida, seja na profissional, escolar ou particular.
Quando a pessoa está em interação social é comum acontecer sintomas  somáticos agudo, como: palpitação, sensação de afundamento no estômago, tremores, falta de ar, rubor, sudorese, tensão muscular, boca seca, náusea, diarréia e dor de cabeça.
Freqüentemente as causas da timidez são silenciosas e discretas. Contudo podemos dar um parâmetro, clarificando esta situação.
Formas depreciativas de se referir à pessoa ou barganhas feitas a ela enquanto criança, interfere em sua formação e no seu auto – conceito.
A pessoa não se dá conta  de que é capaz, se sentido sempre em posição desfavorável em relação ao outro. Isto também ocorre, quando os pais têm dificuldade de expressar seu afeto, fazendo com que a criança não consiga desenvolver conceitos de que realmente é amada  por eles. Assim nasce um conceito de que não poderá ser bem quista por ninguém.
Quando é percebido que sua vida está ficando cada vez mais limitada, a pessoa tímida começa a encontrar desculpas para evitar convites e acontecimentos, não podemos deixar de ressaltar que tudo isso ocorre com muito sofrimento por parte desta pessoa, pois percebe que são atividades que  poderia muito bem dar conta, mas que algo a “impede” de realizar.
Assim, podemos dizer que a timidez se trata de um desconforto  diante de situações sociais, que atrapalham a pessoa tanto no âmbito pessoal como no profissional.
Para podermos entender o porquê algumas pessoas são mais tímidas que outras, devemos primeiramente falar do fator genético, pois pais tímidos tendem a ter filhos igualmente tímidos. A segunda razão seria o modelo de comportamento que os pais passam as crianças, já que elas tendem a repetir o que vêem.
A influência do ambiente é de grande relevância, pois uma família que não freqüenta reuniões sociais de qualquer natureza,  a criança não terá hábito de desenvolver sua interação social.
A timidez poderá atingir também o setor das afetividades , onde a vergonha, a solidão, tristeza, depressão e baixa auto-estima estão instaladas.
Já os sintomas fisiológicos mais observados são  taquicardia, boca seca, tremores, sudorese e gagueira.
A inibição e a passividade são sintomas comportamentais comumente encontrados, assim como evitar contato visual e baixo tom de voz, expressão corporal reduzida, bem como  comportamentos nervosos.
Outra forma de enfrentamento da timidez é a ‘extroversão líquida’, obtida através de medicamentos não receitados, drogas ou álcool, para que a tensão seja reduzida, tornando a pessoa mais extrovertida.
Para que as pessoas enfrentem sua timidez , devem buscar estarem em círculos de amizades, lugares públicos. Uma outra forma de driblar esta situação é lendo livros de auto-ajuda ou freqüentando grupos e seminários sobre o assunto.
Estudos comprovam que a timidez surge na adolescência e por volta dos vinte anos a maioria destes adolescentes já superou ou reduziu substancialmente a timidez.
Percebemos a necessidade de utilizar um tratamento focado para a ansiedade utilizando técnicas para se obter um maior controle das emoções que auxiliam as pessoas a superar seu estado de timidez e ansiedade.
É percebido que estas pessoas estão presas num mundo à parte, necessitando de um tratamento terapêutico para melhorar seu estímulo, motivação, seu auto-conhecimento, sua habilidade social e libertando-se do  medo e ansiedade que permeiam sua vida social, profissional e familiar.
  
  

Comentários

  1. Seja lá o que se sente timidez ou....................
    sempre buscar ajuda profissional!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

RESILIÊNCIA

A PSICOSE NO ENSINO DE LACAN